insights

Exposições convexas: quando a incerteza joga a seu favor

10.Dezembro.2019

Muito provavelmente está não é a primeira vez que você se depara com os termos convexidade e concavidade. Não sei se você recorda, mas a primeira vez que você se deparou estes dois conceitos foi na disciplina de matemática. Contrariando o que muita gente pensa, as aplicações destes conceitos matemáticos vão muito além das salas de aula e podem ser extremamente úteis na tomada de decisões e nos investimentos. 

Quem é assinante dos relatórios da Convex Research já tem familiaridade com estes termos. O nome de nossa research surgiu, inclusive, em homenagem e em respeito a este conceito, que é denominado efeito da convexidade.

Conceitualmente algo é denominado côncavo quando suas vantagens (upside) são menores que suas desvantagens (downside), os ganhos são limitados e as perdas potenciais significativas ou até mesmo ilimitadas. O convexo é exatamente o contrário: as vantagens da exposição são maiores que as desvantagens, as perdas são visíveis e limitadas e os ganhos potenciais significativos e até mesmo ilimitados. 

A compreensão sobre as assimetrias entre investimento e retorno, côncavo e convexo, nos mostram que tomar uma postura binária em relação ao risco é uma estratégia frágil. Por esta razão, entender estes conceitos se torna tão importante para aqueles que são tomadores de decisões, e podem ser aplicadas tanto nos negócios, quanto na vida pessoal, já que traz a luz uma maneira de avaliar o risco em que não se tenta prever eventos futuros, mas se propõe uma análise da situação e o ajuste da exposição aos eventos. 

O gerenciamento de riscos é menos sobre a compreensão de eventos aleatórios e mais sobre o quanto eles podem fazer conosco, por isso mantenha sempre uma exposição convexa aos mercados.

 

Convex

Receba nossa Newsletter